Como é feito o atendimento psicopedagógico?

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO é composto por:


a) Orientação aos pais
Atender os pais e responsáveis esclarecendo dúvidas, preparando e organizando procedimentos de maneira sistemática afim de que a dinâmica familiar possa ser resignificada gradativamente com apoio, fundamentação teórica e supervisão constante. Orientar pais e responsáveis para melhor conduzir as crianças na construção das modalidades de aprendizagem.

b) Orientação escolar
Auxiliar professores, técnicos e profissionais da área diante das complexidades apresentadas no cotidiano, bem como, na busca da aplicabilidade de novas técnicas e conhecimentos com a intenção de eliminar as fraturas de aprendizagem. Analisar a situação do aluno com dificuldades dentro dos limites da escola e da sala de aula, a fim de proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, para que sejam capazes de modificar o conflito estabelecido. Avaliar o espaço físico e psíquico da aprendizagem quanto aos seus processos didáticos-metodológicos e a dinâmica institucional utilizada.

c) Acompanhamento Individual
Compreender o sujeito de maneira global, percebendo qual é a dimensão da suas relações: família, escola e sociedade. Como aprende, qual a dificuldade de aprendizagem e qual a hipótese da fratura do aprender. Esse movimento se dá diretamente com o sujeito num atendimento individualizado, buscando investigar, intervir e significar o que não vai bem com o sujeiTO o, seja no âmbito da aprendizagem ou o âmbito social sempre numa perspectiva de ressignificação dos conceitos.